Monitoramento sonoro para gestão do ruído urbano e melhoria da qualidade de vida

AutorCarolina MonteiroÚltima atualização em: 4/26/2023, 5:08:00 PM.
Carolina Monteiro

A importância do monitoramento sonoro para a melhoria da qualidade de vida da população é um tema cada vez mais relevante na atualidade. Com o crescimento urbano e a concentração da população em áreas urbanas, o excesso de ruído tem se tornado um dos principais problemas ambientais enfrentados pelas cidades.

O excesso de ruído pode trazer graves consequências para a saúde humana, incluindo perda auditiva, estresse, insônia, irritação e problemas cardiovasculares. Além disso, o ruído também pode afetar negativamente o meio ambiente, causando danos à fauna e à flora.

Para mitigar os efeitos da exposição ao ruído, tanto em ambientes externos quanto internos, é necessário o desenvolvimento de políticas e práticas de gestão de ruído. Para tanto, o primeiro passo é a coleta de dados quantitativos, e no âmbito da acústica, isto se traduz na realização de medições de níveis de pressão sonora. Estas medições são de alta complexidade e custo, pois demandam instrumentação especializada e equipe com alta qualificação técnica para a operação e interpretação dos resultados, inviabilizando principalmente as avaliações a longo prazo.

Neste contexto, o monitoramento sonoro se torna uma ferramenta fundamental para a gestão do ruído urbano. A OTOH é um serviço de monitoramento que utiliza sensores próprios para captar dados sonoros em tempo real e uma plataforma digital que permite aos usuários acompanhar os níveis de ruído, observar o cumprimento de regulamentações vigentes, fazer análises e gerar relatórios.

Monitoramento e além

A inteligência artificial da OTOH permite identificar as principais fontes de ruído prejudiciais de forma segura e anônima. Desta forma, é possível obter dados confiáveis e de fácil compreensão que resultam em conhecimento e bases para planos de ação para gestão do ruído, a curto e médio prazo.

Os dados coletados pelos sensores da OTOH podem ser utilizados para aprimorar a gestão do ruído em diversas áreas, como ruído de bares, grandes eventos, construção civil, indústrias, entre outras. Com esses dados, é possível identificar as principais fontes e implementar medidas para reduzir os níveis de ruído.

Além disso, o monitoramento sonoro também pode ser utilizado para garantir o cumprimento das regulamentações vigentes, que estabelecem limites máximos de ruído em determinados horários e locais. Com a OTOH, é possível verificar se esses limites estão sendo respeitados em tempo real, e tomar medidas para garantir o cumprimento das leis.

Outra vantagem é a possibilidade de gerar relatórios que podem ser utilizados para tomada de decisões. A partir da análise destes dados, é possível identificar padrões e tendências ao longo do tempo, permitindo que se tome decisões para a elaboração de planos de ação fundamentados.

Usando tecnologia de ponta, a OTOH coleta dados sonoros em tempo real, identifica as principais fontes e disponibiliza as informações para que qualquer usuário, em qualquer lugar, possa monitorar ruídos de maneira intuitiva. Porque a OTOH acredita que através de um monitoramento sonoro inteligente e acessível é possível conquistar uma mudança de paradigma no panorama da gestão de ruído com foco na saúde e no bem-estar e, assim, melhorar a qualidade de vida da população.

Exemplo de visualização de dados em uma análise semanal na plataforma da OTOH.